Educação online e tecnologia blockchain – uma parceria que pode dar certo.
A tecnologia blockchain pode ser utilizada alem das transações de criptomoeda – motivando alunos a concluir seus cursos online e criando um ambiente virtual mais seguro.
Desde os tempos mais antigos, a humanidade vem tentando escrever e deixar mensagens para durar além da vida. A tecnologia blockchain – responsável por facilitar transações online com seguraça e privacidade – se tornou moda nos últimos cinco anos e pode ser usada para criar codigos e registros online duradouros e imutáveis. Com a Covid-19 acelerando a transição da educação presencial para o formato virtual, o blockchain apresenta soluções que podem beneficiar essa mudança de forma segura para alunos, professores e instituições educacionais.
Embora este sistema de registro de informações seja amplamente usado para transações de criptomoedas, é notório que essa tecnologia também pode ajudar a proteger e aprimorar a educação online, combinando segurança da informação e a capacidade de compartilhar dados entre uma ampla rede de usuários dentro do ambiente virtual. Isso poderia impactar no aumento da credibilidade dos cursos online.
Em síntese, a tecnologia blockchain é um registro constituído de pequenos blocos de informação, no qual todas as transações são registradas e disponibilizadas ao público. Toda a lista de transações ou eventos é chamada de cadeia (ou “chain”), e cada nova transação adicionada é chamada de bloco (ou “block”), portanto, blockchain.
O aprendizado online tem proporcionado uma nova etapa na educação, onde pessoas podem adquirir novas habilidades em qualquer lugar, mas ainda há alguns problemas a serem superados. As taxas de retenção de usuários e conclusão de cursos continuam baixas, o que ainda é um desafio para as instituições que fornecem esses cursos.
Ao se matricular em um curso online, os participantes recebem automatiamente o plano de estudos, o ritmo do curso, os métodos de avaliação e como interagir com os outros colegas. Embora isso possa fornecer alguma motivação inicial, nos casos onde a aprendizagem acontece no ritmo próprio de cada indivíduo isso não é suficiente. Os tokens-blockchain podem ser uma solução para recompensar o progresso dos alunos. Conforme avançam com os estudos, eles receberiam tokens que poderiam ser trocados por outras criptomoedas e, eventualmente, receber alguma recompensa em dinheiro, o que seria uma motivação adicional para seguir concluindo os módulos dos cursos.
Outro aspecto em que a educação online poderia se beneficiar dos tokens-blockchain é com a falta de educadores de qualidade em certas áreas. Os tokens podem fornecer incentivos para esses educadores, recompensando-os pela criação de conteúdo de alta qualidade. Algo semelhante ao que acontece no YouTube: YouTubers criam conteúdo que seus fãs gostam; quanto mais fãs assistem a seus vídeos, mais YouTubers recebem em royalties.
Essa tecnologia também pode ser útil com os certificados online. Uma vez que qualquer bloco adicionado à cadeia deve ser aprovado por outros participantes, o registro não pode ser falsificado. Isso evita a produção de certificados falsos e todos os registros também são facilmente verificados. A relação entre a educação online e o Blockchain está apenas começando mas já podemos ver o potencial dessa combinação: uma maior participação com melhores perspectivas de conclusão dos cursos, mais transparência nos processos e um novo mercado para ativos digitais. Esses são apenas alguns dos aspectos que essa parceria pode fortalecer; tempos interessantes, com certeza.
LinkedIn do autor:
https://www.linkedin.com/in/leonardocremonezi/
#blockchain #educação #online
- Categoria(s): blockchain Estatística Leo Cremonezi